quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dry Martini

Sem dúvida, o Dry Martini é o drinque mais clássico e glamoroso do mundo. Apreciado por escritores e intelectuais, a bebida vai muito além da mistura de seus pouquíssimos ingredientes. Existe um verdadeiro ritual a ser seguido na sua preparação.

No filme “Alguém tem que Ceder” (Something’s Gotta Give), o Dry Martini foi o Drink que deixou Diane Keaton de “pilequinho” no jantar com seu “Ex” e também, que consolou Keanu Reeves durante a espera frustrada pela convidada para o jantar.

Outro personagem que imortalizou o Dry Martini foi o “Agente 007” . Uma variante do Drink, preparada com vodca e vermute, batidos na coqueteleira, é a bebida preferida de Bond, James Bond.



Dry Martini (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

6 pedras de gelo inteiras
1 dose (bem generosa) de Gin Inglês
5 gotas de Vermute Seco Francês
1 casquinha de limão sem a polpa branca
1 azeitona verde (pequena, de boa qualidade)

Modo de Preparar:

Escolha uma taça de haste fina e bordas delicadas e deixe-a no congelador por alguns minutos.
Coloque as pedras de gelo no mixing glass e, com a ajuda de uma colher longa (bailarina), gire as pedras rapidamente para gelar bem o copo. Despeje a água que se formou e mantenha as pedras de gelo.

Coloque as gotas do vermute e a dose de gim sobre o gelo. Com a ajuda da colher, gire rapidamente as pedras para gelar o coquetel. Com o coador de bar, passe a bebida para a taça resfriada.
Corte uma fina casca de limão, retirando com cuidado a polpa branca. Em seguida, torça a casquinha de modo que o sumo do limão caia sobre a mistura. Passe a casca em toda a borda da taça e jogue-a fora.

Espete uma azeitona verde com um palito e mergulhe-a na taça. Sirva imediatamente.

Dicas:

As marcas de Gin Inglês que estão na lista das melhores – Gordon’s, Tanqueray, Beefeater e Bombay. Quanto ao Vermute, use de preferência o clássico Francês Noilly Pratt. Use o”mixing glass”, o Drink tradicional é sempre mexido, nunca batido.

Concentre-se no preparo – o gelo não deve derreter demais, somente gelar a bebida.

Sem comentários:

Enviar um comentário